top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

Os novos rádios

por Mateus Nascimento e Lucas Barbosa, Diretor e Assessor de Comunicação.


Lá em 1950, quando a televisão chegou ao Brasil, as primeiras dúvidas sobre a permanência do rádio se iniciaram: ele sobreviveria agora que existia um “rádio com imagens”? Hoje em dia, vemos que sim. A rádio perdurou e se ressinificou durante os anos, tomando novas formas e evoluindo, a ponto de chegar no seu atual ápice: a web rádio e o podcast.



A internet por si só está em constante evolução e apresentando aos usuários novas ferramentas, novas interfaces e novos softwares. Quando a rádio se uniu à web, dando início a primeira web rádio online do Brasil, a Rádio Totem, em 1998, o que surpreendeu mais aos usuários dessa nova mídia não era apenas a ideia de ouvir o programa a partir de uma tela de computador, mas também todas as funcionalidades que o website oferecia em relação à interação do ouvinte com o apresentador (através de um chat ao vivo); o design, que dava vida ao que era escutado; e por fim, a publicidade, que se tornou algo também visual, deixando de ser apenas falado e imaginado.


Vivemos na era digital e podemos nos questionar: atualmente, o que significa “rádio”?


Todos os aplicativos de streaming que conhecemos hoje, como o Spotify, Deezer, Apple Music etc são versões diferentes do que podemos definir como “rádio expandido”. Ali, você cria sua própria playlist, coisa que antes era feito pelo apresentador de um programa. No próprio aplicativo, você pode sugerir uma canção para um amigo que também utiliza dele. A ideia de rede social se uniu com a ideia de rádio e assim foram gerados tais aplicativos citados acima.


Assim, chegamos ao que hoje pode ser considerado o ato mais inovador da web rádio: os podcasts. Podcasts são programas gravados, como os do rádio, que tratam de diversos assuntos, que variam desde o cunho jornalístico ao do entretenimento, com a intenção de informar, e tendo seu diferencial no fato de ser sob demanda, ou seja: você escolhe o episódio que quer ouvir e aí é só ouvir.

Separamos alguns canais de podcasts que achamos super legais, afinal, nada melhor do que ver para entender, não é mesmo?


Se liga aí:


Café Brasil


Um canal de curiosidades que aborda temas polêmicos, como preconceitos, cidadania, tradições e costumes brasileiros, dentre outros. Possui um conteúdo vasto e divertido. Os conteúdos são apresentados pelo escritor e palestrante Luciano Pires e estão disponíveis no site podcast.portalcafebrasil.com.br.


NerdCast


Um podcast destinado à todas as idades, produz conteúdos há 12 anos. Seus assuntos vão desde tecnologia e o mundo nerd até músicas, sempre com um bom tom de humor. Para ter acesso basta acessar o site jovemnerd.com.br, que têm lançamentos todas sextas-feiras.


CBN Professional


Um podcast de entrevistas sobre carreira e negócios, criado para ter uma maior proximidade com o público. O programa conta com 28 episódios semanais. O projeto é realizado em parceria com a HSM Educação Executiva. Disponível em CBN podcast.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page