top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

Estratégias de Comunicação na Era Digital

Por Larissa Arruda - Assessora de Comunicação

Em uma época regida pelas redes sociais, onde tudo está ao alcance de um click, ter presença ativa online é essencial para qualquer negócio, seja para se manter no mercado ou conquistar novos clientes. Infelizmente, ter um perfil profissional não é tão simples quanto criar uma conta e fazer posts esporádicos: requer planejamento, criatividade e dedicação. Hoje a Verbalize! trouxe algumas estratégias para facilitar a manutenção e turbinar seu perfil, para trazer sua empresa de vez para a era digital.





1.Identidade Visual


Importante para qualquer negócio, a identidade visual são as cores, logo, tipografia, e tudo que destaca sua empresa. Mais do que uniformes e canecas, ter a identidade presente no feed é essencial, já que ele é a vitrine do serviço prestado. Essa organização passa confiança e profissionalismo, além de deixar seu negócio marcado na memória do cliente, propiciando indicações e reuso do serviço no futuro!


2.Calendários e Cronogramas


Ainda falando de organização, ter um planejamento para suas postagens não só ajuda a exposição, já que o algaritmo das redes sociais tende a beneficiar perfis com posts frequentes, mas também facilita a produção do conteúdo. Saber quando serão as postagens no futuro permite que datas comemorativas sejam exploradas, sejam elas pontuais, mensais, ou de temporada, como o natal e a copa. Ter um cronograma também permite mais tempo de preparo e edição das artes e imagens, evitando atrasos e propiciando a qualidade.


3.Trends


Músicas, danças, imagens: as trends são qualquer conjunto de elementos reepetidos a se tornar popular nas redes sociais, inspirando milhões de versões diferentes de um hábito coletivo: uma tendência. Perfeitas para produção fácil e rápida de conteúdo, elas também turbinam a visibilidade da publicação, e seguram a atenção do espectador com mais facilidade. Apesar de também poderem aparecer em imagens, elas são mais comuns em vídeos curtos, novo formato que é cada vez mais popular.


4.Atenção ao público-alvo


Conhecer seu público é uma das maiores chaves para a comunicação digital. Orientar a linguagem e formato das suas publicações ao grupo visado não só torna o conteúdo mais acessível como propicia sua divulgação. A idade, classe social, área profissional, região geográfica e valores pessoais são alguns exemplos que podem influenciar a opinião dos espectadores e possíveis clientes, tornando o conhecimento de quem é seu público essencial.


5.Conheça o veículo


Cada rede social tem suas regras e tendências, e fazer sua pesquisa antes é uma ótima maneira de garantir melhor aproveitamento de cada publicação. Dependendo do veículo escolhido para seu perfil há diferentes horarios com maior movimentação, linguagens mais adequadas, estensões de texto diferentes, formato permitido para artes e imagens, e muitas outras limitações.


Existem infinitas estratégias a se considerar ao criar e manter um perfil online, o que, especialmente para aqueles sem contato frequente com o mundo digital, pode tornar a função um trabalho árduo. Entretanto, a presença nas redes sociais é indispensável no universo comercial e empresarial do século XXI. Para isso existem empresas especializadas em comunicação, como a Verbalize! Jr, que cuidam desde a elaboração da identidade visual, logo e slogan até o gerenciamento e planejamento de mídias.


Se interessou? Chama a gente para conversar!


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page