top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

O que é gestão de projetos e quais suas vantagens para a sua empresa?

Por Beatriz Tinôco - Diretora de Projetos

A gestão de projetos requer uma organização do setor de forma que toda a empresa esteja integrada e se comunique. De forma geral, a gestão de projetos trata de um conjunto de técnicas, regras e procedimentos, realizados por meio de um planejamento para garantir o desenvolvimento da equipe e a execução do trabalho a ser realizado pela empresa. Esse gerenciamento pode conter diversos segmentos, como exemplo, uma didática ou divisão referentes a cada equipe/pessoa, desde que sigam o mesmo padrão. Isto porque, a gestão de projetos está intensamente ligada à gestão de pessoas, andando sempre juntas.



Além disso, segundo o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), “Funciona como um guia para os profissionais desse tipo de gestão, um projeto é algo único e progressivo, ou seja, se desenvolve em etapas”. Com isso, o papel do gestor que utiliza essa ferramenta em sua empresa é alinhar todos os detalhes e garantir a execução dos objetivos estabelecidos. Podendo seguir alguns passos como: 1. Iniciação 2. Planejamento 3. Execução 4. Monitoramento e 5. Encerramento.


Agora, você já se perguntou quais as vantagens para a sua empresa ter e executar um planejamento de gestão de projetos? Não? Corre aqui que a Verbalize! te explica!


Antes de falar um pouco sobre as vantagens, os gestores de projetos têm em mãos fatores decisivos para o sucesso da firma, mas porque? A Verbalize! te conta: o desenvolvimento dessas ações de curto prazo são, no fim das contas, o que determina a satisfação do público com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Logo, uma gestão de projetos eficiente garante que a firma possa operar de modo efetivo, entregando qualidade ao cliente sem comprometer as próprias capacidades. Sendo assim, veja algumas vantagens que irão alavancar a sua empresa!


1. Redução de custos

Trata do monitoramento do projeto pelo gestor, com base no orçamento estabelecido, diminuindo os gastos e evitando o retrabalho. Além disso, com uma maior eficiência de produção as despesas em refazer esse trabalho também diminuem.

2. Otimização e satisfação do trabalho do colaborador

Ambiente de trabalho desorganizado não ajuda, apenas desmotiva o colaborador, junto a produtividade. Mas com a gestão de projetos é possível engajar os colaboradores deixando claro o que se espera deles e qual o impacto de suas ações nos resultados da empresa. Um bônus:os gestores ainda têm a oportunidade de otimizar a comunicação interna, gerando equipes mais colaborativas e satisfeitas.


3. Resultados mais satisfatórios

Reduzindo os custos e engajando os colaboradores, você terá um ambiente muito mais produtivo. A gestão de projetos funciona com base nas etapas, o que vai ajudar a ter um controle do andamento e evolução do projeto.


4. Maior controle de risco

Por meio de uma avaliação, é possível encontrar erros em projetos anteriores e tomar as medidas para garantir que eles não se repitam. Esse tipo de prevenção só é possível se você contar com os recursos apropriados, por isso, considere investir em uma ferramenta de gestão de projetos.


5. Satisfação dos clientes

Não importa a sua área de atuação, a satisfação do cliente conta em qualquer uma, e para isso, é necessário garantir a qualidade do serviço prestado, o que é um reflexo da gestão do projeto. Assim, a ligação entre a eficácia da gestão de projetos e o contentamento do público é extremamente clara.


Para finalizar, a gestão de projetos não será eficiente se a empresa não tiver uma boa comunicação com seus colaboradores, especialmente, a comunicação interna. Investir em redes de apoio e comunicação é crucial para o desenvolvimento da sua empresa.


Esperamos que nossas dicas te ajudem no dia a dia do seu local de trabalho! Aproveite para seguir a Verbalize! Jr nas redes sociais para mais conteúdo como este!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page