top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

Não corra do dinheiro

Por Nathália Paes - Administrativo Financeiro


Finança é uma palavra que causa medo até mesmo ao ser lida, que traz preocupações de dívidas, boletos e gastos, mas que, além de seus significados que causam tremores, pode ter outras definições. Uma delas é o planejamento, e ele pode ser a principal arma para combater esse temor.





O medo de lidar com finanças pode impactar muito a vida de uma pessoa, se tornando uma bola de neve e fazendo com que as coisas se descontrolem cada vez mais. Em momentos de dificuldades, tomar uma decisão é necessário para que os problemas se resolvam: e o mesmo vale se tratando de dinheiro. Mesmo que as decisões não tenham um bom resultado, é errando que se aprende, e para se lidar com a parte financeira a mesma lógica é aplicada. Sempre vão haver erros, a diferença é como eles serão confrontados. Então, aproveite dos erros para usá-los como aprendizado


O dinheiro nem sempre é visto com naturalidade, em razão do bloqueio criado para se falar dele, muitas vezes sendo associado a algo desonesto e desagregado causado por experiências negativas. Para se desvincular desse pensamento, conversar sobre o assunto com amigos e familiares, e até mesmo com as crianças, é um bom jeito de aprender a lidar com ele, além de estabelecer um vínculo saudável.


Lidar com finanças não precisa ser amedrontador, e para isso é importante entender o que o dinheiro representa para você. Ele não precisa estar sempre relacionado a dívidas, mas também pode ser ligado a bem-estar, oportunidade e desenvolvimento. Ter essa compreensão pode desmistificar a tensão sobre o tema e torná-lo mais fácil de encarar.


Procurar entender como funciona a educação financeira também é um modo para se sentir mais confortável organizando suas finanças. Saber o básico já é um grande passo para ter mais controle e organização, e não é preciso saber realizar cálculos astronômicos: apenas montar uma planilha já é capaz de passar essa segurança.


Aqui vão mais algumas dicas para conseguir se organizar e perder um pouco do medo do dinheiro:

  • Faça uma planilha com os recebimentos e com os gastos de todos os meses;

  • Verifique suas contas para não pagar a mais;

  • Tenha uma reserva para emergências;

  • Peça ajuda e conselhos de amigos quando precisar.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a perder seu medo e organizar de vez sua vida financeira. Aproveite para seguir a Verbalize! Jr nas redes sociais para mais conteúdo como este!


0 comentário
bottom of page