top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

Comunicação e campanha eleitoral

Por Bárbara Machado - Diretora de Projetos da Verbalize!


Uma boa estratégia de comunicação é essencial para garantir destaque a um nome ou marca em meio as mídias sociais. No mundo conectado, a comunicação digital permite acesso a diversos públicos e realidades, aspecto amplificado durante a pandemia que estamos vivenciando. Nesta realidade em que a propaganda nas ruas, panfletos e outdoors se fazem menos eficientes, investir em gerenciamento de mídias e veículos de comunicação online é a melhor estratégia de divulgação.

Na perspectiva da necessidade de uma adequação ao meio digital e aproveitando o gancho da proximidade do período de campanha eleitoral, viemos tratar de um assunto importantíssimo e que a V! pode dar a você ou ao seu candidato aquela ajuda. O blog post dessa semana é sobre Comunicação e Campanha eleitoral.



A partir da definição de públicos-alvo e da imagem/ mensagem do candidato, é possível estabelecer estratégias de comunicação efetivas e que atingem não somente aos eleitores previstos, mas também a uma nova parcela da população. Uma comunicação bem elaborada e adequada às necessidades do assessorado, para além de transmitir a mensagem correta sobre a pessoa do candidato e suas propostas políticas, é também método essencial para reforçar sua identidade em meio às mídias.

Durante o período de campanha eleitoral, é preciso, para além de pensar o candidato e sua imagem nas redes sociais, entender, também, quem é seu eleitor e, portanto, pensar nos cidadãos e naquilo que melhor condiz com a realidade daquele local. É preciso, ainda, realizar pesquisas, estudar os procedimentos corretos e compreender as leis eleitorais, afinal, ninguém quer arriscar uma oportunidade de ouro por ter publicado algo indevido, não é mesmo?



Pensando no contato próximo com o público, na necessidade de se fazer presente nas mídias e de reforçar alinhamentos políticos e educar aquele eleitorado para garantir maior número de votos, algumas ações podem ser a resposta que você tanto procura. Manter uma constância de publicações - principalmente no Facebook e no Instagram - fideliza o público e colabora para um maior engajamento nas páginas, o que a médio prazo conquistará novos seguidores. Além disso, postagens com temas relevantes, marketing de conteúdo e que apresentem os ideais desejados pelo candidato, educam aquele eleitorado e permitem o alinhamento de ideias, bem como colaboram para a divulgação em massa daquele conteúdo. Para saber mais e ter um pacote completo de comunicação online, é indicado buscar um serviço profissional de gerenciamento de mídias.

Outro aspecto importante é a imagem pessoal do candidato frente às mídias e ao público. Entender sobre oratória, posicionamento frente às câmeras (afinal, devemos usar e abusar das ferramentas das redes sociais, e vídeos e stories são ótimos para atrair visibilidade) e saber comunicar-se bem é a base para construção de uma imagem profissional e de confiança. Para isso, um bom serviço de assessoria de imprensa pode oferecer minicursos, além de realizar a cobertura textual de eventos específicos, acompanhar reuniões online e realizar o mailing.

Dentro da comunicação, as possibilidades para o período de campanha eleitoral são inúmeras. Aqui, trouxemos uma perspectiva ampla e algumas dicas rápidas para adaptação desse processo durante o isolamento. Caso queira saber mais, basta nos procurar!


0 comentário
bottom of page