Como se preparar para entrevistas de emprego

Por Gestão de Pessoas Verbalize!



Se preparar para uma entrevista de emprego é crucial para se destacar em um processo seletivo. Desta forma, é preciso se atentar aos detalhes: como o que você vai vestir no dia, como vai se apresentar, o que vai dizer, como vai organizar suas falas e se preparando sempre para as mais variadas perguntas.


Para começar é essencial que você lembre, dias antes da entrevista, todas as suas experiências profissionais. Selecione todos os desafios, avalie as situações que você passou, o papel que você desempenhou, o que você aprendeu, entre outros. Essa dica é super importante para mostrar como você trabalha sob pressão e em grupo, por exemplo. Caso você nunca tenha trabalhado, é válido você pensar em situações da sua vida escolar, graduação e até mesmo familiar.


Durante a entrevista de emprego, principalmente para aqueles que já tiveram experiência profissional, é de extrema importância mostrar os resultados que você já obteve. Seja positivo em suas falas, conte a história de algum projeto que realizou e termine com algo positivo, por exemplo, que foi promovido.


Além disso, esteja atento às perguntas durante a entrevista, algumas delas podem parecer estranhas, por não serem comuns. Nunca se assuste, sempre procure uma resposta na qual mostre que você está pensando em uma solução, mesmo que ela pareça boba, não paralise durante a entrevista.


Outra pergunta que parece boba, mas que os candidatos devem estar atentos, é a famosa “Por que você quer trabalhar aqui?”. É importante que você pesquise sobre a empresa antes de alguma entrevista. As empresas procuram profissionais alinhados aos seus valores, mostrar que você realmente conhece ela garantirá muitos pontos.


As mídias sociais são outro lugar que você deve se atentar. É quase certeiro que antes de participar de uma entrevista o seu recrutador deve ter dado uma olhada. Seja coerente, não minta sobre quem é você e o que está exposto nas redes.


Por fim, vista uma roupa em que você se sinta confortável e que esteja combinando com sua área de atuação. Mesmo com todo nervosismo e pressão, seja você mesmo, sua autenticidade é o que irá se destacar.

0 comentário