top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

Comunicação em tempos de coronavírus: 5 dicas para bombar o instagram da sua marca

Por Jaciara Lima - Presidente da Verbalize! Jr.


Quando os comércios precisaram fechar por conta da pandemia, provavelmente o “e agora?” pairou sobre a cabeça de muitos empresários que ainda não investiram na comunicação de suas marcas. O momento exige então que pequenos e médios empreendedores dediquem ainda mais tempo em diversas áreas para manter o negócio vivo. Dentre elas podemos destacar as finanças, a relação com o time, o planejamento e a publicidade externa da marca.




É importante entender que comunicação e marketing não servem só para postar artes e servir de cardápio. É preciso levar muitas áreas de atuação em conta, e é o que vamos te contar aqui:

COMO VENDER NAS REDES SOCIAIS?

Delimite como sua marca vai chegar ao público. Se você vai usar o instagram como vitrine ou para transmitir valores e se conectar com os clientes. Se vai vender diretamente no instagram shopping ou levar o cliente para outra plataforma (ex: whatsapp ou site). E para entender a estratégia que trará mais resultados, é preciso ter um bom conhecimento das personas, de qual produto sua marca entrega e como seus clientes se relacionam com ela.


ENTENDA O QUE É A SUA MARCA E O SEU VALOR

Tenha em mente o motivo da existência da sua marca, qual experiência você quer entregar e qual o valor dela para o cliente. Principalmente nas redes sociais, pessoas são atraídas por valores que elas compartilham em comum com marcas.


CRIE UMA COMUNIDADE

Mostre para seus clientes que eles são importantes. Sempre responda e procure dar uma solução. Ao definir o Tom e a Voz que sua marca emprega, é importante pensar também como será sua interação com o usuário, e para isso, evite clichês, seja sincero e se conecte com seu público. Você pode perguntar o que querem que seja postado, responder perguntas importantes criando um post, mostrando que se importa e se conecta com o cliente.


“QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO”

Apesar de ser verdade, é necessário pensar em como a marca será vista. Especialistas dizem que o momento não é para usar as redes sociais para vender, e sim para dar soluções. Pense em como sua marca pode trazer soluções que estejam em sua área de atuação, não precisa divulgar protocolos e dados de não fazem parte de sua atuação, substitua, por exemplo, por um post contando como a marca lida com a situação. Para definir seus tópicos de abordagem, é importante olhar para sua empresa, ver como ela se posiciona e depois olhar para suas personas (seu público alvo) e perceber como seu conteúdo pode atrair a atenção delas.

A COMUNICAÇÃO VISUAL IMPORTA, E MUITO

Se sua comunicação visual não é boa, se você não consegue construir conexão com o leitor através dos posts, você pode ter problemas. Um feed bem estruturado no instagram exige em primeira ordem a qualidade das imagens. É importante também pensar nas narrativas; storytelling; cores e fontes; identidade visual; a primeira impressão e autenticidade.

Para entender a importância de tudo isso, te proponho um exercício: visite a página de uma marca, de qualquer segmento, que não tenha um trabalho visual bem estruturado, e depois visite uma do mesmo segmento que tenha boas estratégias visuais. Se você não conhecesse nenhuma das duas, em qual você depositaria mais credibilidade enquanto consumidor?

COMO A MINHA EMPRESA PODE AJUDAR A SUA

Somos a Verbalize! Empresa Júnior do curso de Jornalismo da UFOP. Na empresa empregamos recursos de comunicação que aprendemos no curso junto com capacitações que temos dentro da empresa na execução dos serviços que prestamos. As dicas acima fazem parte do serviço Gerenciamento de Mídias. Se você ficou curioso para saber mais, entre em contato conosco. Estaremos dispostos a entender as dificuldades que seu negócio enfrenta no momento atual e montar uma boa estratégia de comunicação.


Esperamos que tenha gostado das nossas dicas, aproveite para acompanhar nossas redes sociais e não perder quando tiver mais conteúdo como este ;)





0 comentário
bottom of page