top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

A Importância da Acessibilidade nos Meios Digitais

Por Lívia Labanca Ferreira - Assessora de Comercial da Verbalize!


Imagine conhecer uma empresa que atua de forma super legal na internet, tendo temas sobre os quais você quer saber mais, ou simplesmente entrar em uma rede social para se comunicar e conectar com mais pessoas, mas ao chegar lá, não consegue visualizar nenhuma imagem, ou ouvir o que está sendo dito, parece frustrante não é? Mas é a realidade de muitas pessoas, muito mais do que você imagina provavelmente, somente no Brasil o número de pessoas que possuem algum tipo de deficiência é 23,9%, o que equivale a 45,6 milhões (segundo uma pesquisa do IBGE de 2010), sendo assim, como poderíamos não pensar em algo tão essencial como acessibilidade? É claro que as formas de deficiência não se limitam a essas duas citadas, mas tendo elas como base, é de extrema importância que façamos a nossa parte para incluí-las, por isso adaptações como descrição de imagens e de áudios são essenciais.

Estamos em um mês no qual uma das coisas a serem colocadas para reflexão são os direitos das pessoas com deficiência, intitulado setembro verde, quanto conteúdo de fato adaptado você percebe no seu meio? Nós aqui da V! já realizamos as descrições de áudio e imagem que são tão necessárias, mas é preciso que o número de adeptos disso cresça, para que mais pessoas possam ter acesso aos conteúdos que lhes interessam.


Neste texto estamos propondo uma reflexão sobre acessibilidade nos meios digitais, mas para além disso, é muito importante que tomemos atitudes que promovam a inclusão, já reparou se sua cidade é um local que possui rampas de acesso por exemplo? É muito necessário que reflitamos sobre essas questões para que atitudes sejam tomadas, pensando nisso a V! tem uma recomendação para vocês, a utilização de um aplicativo chamado Handle, no qual libras é ensinado de uma maneira muito interessante e criativa, afinal como podemos pensar tanto sobre inclusão sem considerar algo tão básico como a comunicação?


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page