Capacitação empresarial: o que é e a importância de investir em conhecimento

Por Bárbara Machado Presidente da Verbalize!


O ambiente corporativo deve ser focado em identidade e resultados. Para isso, é preciso garantir bons níveis de satisfação dos colaboradores, a manutenção da cultura organizacional e o estímulo constante, assim como a capacitação e o investimento nos membros das equipes.

Ainda nesse contexto, o mercado de trabalho deve ter como prioridade o desenvolvimento pessoal e a evolução de carreira dos profissionais nele inseridos. Assim, para alcançar esse objetivo, a gestão por competências e o fit cultural devem ser prioridade.

Por isso, no blog post de hoje vamos falar sobre o que é capacitação empresarial e qual a importância de investir nela. Afinal, membros capacitados geram melhores resultados para a organização.


Clima e cultura organizacional


Muito se fala sobre a identidade das empresas e o bem estar das equipes, mas é preciso pensar no que está por trás desses fatores.

São diversos os aspectos envolvidos na cultura de uma organização: boas práticas, modelo comunicacional, costumes, rotina de trabalho, cultura de feedback, investimento em aprendizado, estímulos, valorização e benefícios.

Esses fatores influenciam diretamente no bem estar dos profissionais e, portanto, do time como um todo. Uma cultura com missão, visão e valores bem definidos colabora para uma percepção nítida dos objetivos de negócio e para o engajamento das equipes.

Mas onde entra a capacitação? Bom, capacitar colaboradores é uma forma de investir nestes talentos a longo prazo, estimular o desenvolvimento e propor inovação para as entregas da empresa. Deste modo, formam-se profissionais completos e de alta performance.






Capacitação empresarial: o que é e qual a sua importância


Quando pensamos em capacitação a nível empresarial, entendemos que trata-se não somente de um investimento em conhecimento e troca, mas também que todos terão as mesmas oportunidades de desenvolvimento.

Assim, a capacitação empresarial é um retorno e uma forma de agradecimento à equipe, tornando-se também uma forma de estímulo, à medida em que configura um incentivo para buscar resultados ainda melhores. Algumas empresas procuram converter parte dos lucros para os colaboradores investirem na sua formação profissional, tornando-se ainda mais valiosos para o mercado.

Além disso, a capacitação empresarial é importante pois oferece subsídios para que todos os membros de uma equipe estejam alinhados nas habilidades técnicas e comportamentais. Dessa forma, é uma maneira de incentivar a diversidade e inclusão dentro da organização, uma vez que todos terão oportunidades mais igualitárias de alcançar cargos de liderança e terem melhores oportunidades no futuro.


Por onde começar?


Muitas empresas e líderes ainda não sabem como começar a investir em capacitação empresarial, mas vamos mostrar como é simples motivar e desenvolver os talentos da sua equipe:


Rodas de conversa

O primeiro passo é definir um tema, seja amplo ou específico, e trazer um convidado experiente no assunto para conversar com os membros da empresa, tirar dúvidas e promover insights. Esse é um momento mais íntimo e interessante para tratar de temas como produtividade, inteligência emocional e desenvolvimento de carreira.


Palestras e mentorias

Muito semelhantes às rodas de conversa, temos as palestras e as mentorias. Nesse caso, o momento é um pouco mais linear e hierárquico, ainda que exista espaço para diálogo. É um método muito interessante para tratar de assuntos técnicos, mas que não demandam maior tempo de investigação e prática.

Para uma boa palestra, é essencial convidar um especialista no assunto abordado, visando levar conhecimento amplo e de qualidade para a empresa.


Cursos

Os cursos são uma ótima forma de investir em capacitação. Existem materiais de diversas áreas de atuação e diferentes focos, sendo ministrados por especialistas nos assuntos de interesse. São uma boa alternativa para desenvolver habilidades que exigem maior embasamento teórico e técnico, bem como tempo para prática.

Com a pandemia, os cursos online, ou o e-learning, se tornaram ainda mais comuns e foram importante acréscimo no currículo de muitos brasileiros. Na internet há diversas possibilidades, gratuitas ou pagas, basta acessar sites confiáveis de informação e educação. Nesse contexto, uma medida interessante que muitas empresas têm adotado é disponibilizar uma verba para cada pessoa ou equipe adquirir cursos e materiais de trabalho e ensino.


Gostou do conteúdo? Confira outros textos disponíveis no blog!


0 comentário