top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

Você conhece o Movimento Empresa Júnior?


por Victor Laia - Diretor de Comunicação


Voce já deve ter ouvido falar nos corredores da universidade, nas ruas e até mesmo em eventos empreendedores, sobre o MEJ. Pois bem, nesse post iremos comentar um pouquinho mais sobre esse movimento capaz de transformar o Brasil!


O Movimento Empresa Júnior, nasceu na França, em 1967, como uma forma de integrar os conhecimentos adquiridos na universidade com a prática. Em 1988, o MEJ invadiu o Brasil, tendo sua primeira empresa júnior criada na Faculdade Getúlio Vargas, em São Paulo. Depois disso, não demorou muito para se alastrar para o restante do país. Atualmente, são mais de 600 EJs, 25 federações e mais de 2 mil empresários juniores.




Instâncias que regem o movimento


Cada empresa júnior é regida por instâncias, a nível federal, estadual e regional.


A Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior, é o núcleo que abrange todas as EJs a nível nacional, legitimando-as perante à sociedade.


A nível estadual, são 25 federações espalhadas pelo Brasil. A Verbalize! é regida pela Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais - FEJEMG, que promove a interação e a união entre as EJs de Minas Gerais.


E a nível regional, temos o Core - Núcleo de Empresas Juniores da UFOP.


Como funciona?


Estudantes de graduação que por meio da vivência empresarial, criam vínculos com o mercado inserido, lidando com clientes reais e gerenciando projetos de forma integral.


Na Verbalize! Jr. lidamos com serviços de comunicação, tais como: criação de conteúdos digitais, coberturas fotográficas, audiovisuais e textuais, gerenciamento de mídias sociais, assessorias de imprensas, criação de identidades visuais, diagramações e editorações, marketing pessoal, criações de sites.


As empresas juniores são sem fins lucrativos, embora lidem com fluxos financeiros. Os membros da EJ não recebem pelos trabalhos realizados.


O Conceito Nacional de Empresa Júnior (CNEJ), definido pela Brasil Júnior, vai definir que o objetivo das empresas juniores é desenvolver profissionalmente os membros, na realização de projetos, capacitações e incentivos por meio da vivência empresarial.


Como fazer parte?


É simples! Cada EJ tem seu processo seletivo, onde você irá conhecer mais sobre a história do movimento e também a história da empresa. Aqui na V! temos o Processo Seletivo e o Processo Trainee, com a duração total de 1 mês. Para participar, é necessário apenas ter vontade de aprender muito!


"Entrei na empresa júnior no meu primeiro período meio sem saber o que era, entrei por insistência de amigos. Quando eu entendi o que aquilo tudo significava me apaixonei. Num primeiro momento foi pela oportunidade de sair da teoria logo no primeiro período. A gente aprende a liderar, aprende a gerir, aprende a administrar, coisas que nunca imaginei praticar na área. A parte mais difícil pra mim foi liderar. Fui presidente na minha última gestão e foi o momento mais complexo pra mim em todos os anos, ter que dar exemplo, ter que cobrar, ser líder, tem uma responsabilidade enorme nas suas costas. Mas tudo isso é experiência e fortalece a gente pro mercado de trabalho, a gente chega mais preparado e já sai da EJ com várias portas abertas. Nem sempre é fácil, na verdade, é difícil a maior parte do tempo, mas é muito gratificante olhar pra trás e ver que você fez parte daquilo. O MEJ, a Verbalize, mudou minha vida e minha graduação. É um lugar que eu vou sentir falta pra sempre, a liberdade de criar é incrível lá dentro e de realizar sonhos também." Daniela Ebner, Pós-júnior

E aí, gostou? Venha conhecer esse movimento incrível!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O MEJ

bottom of page