• Verbalize! Jr

Planejamento para uma Troca de Gestão Eficiente


Por Izabella Almeida


Participar de uma Empresa Júnior envolve diversas responsabilidades e muitos desafios. Além de contar com todas as atribuições de um cargo de liderança ou de assessor(a), você também precisa estar preparado para as mudanças que acontecem com o passar da sua gestão, e da mesma maneira, preparar os seus colaboradores para as novas que virão. As gestões de uma EJ estão em constantes mudanças, há uma rotatividade alta de pessoas entrando e saindo e para isso é preciso estar preparado para as trocas de gestões que acontecem, pois nem sempre, as mudanças são fáceis. Por isso, é imprescindível pensar em estratégias, a seguir vamos analisar algumas:


1 – Planejamento

Ter um bom planejamento e organizar as ações que, enquanto na diretoria você pretende desenvolver, é muito importante. É através do planejamento de ações que você e seu setor irão se organizar para fazer com que a gestão funcione e a Empresa gere resultados.


2 – Comunicação

É imprescindível que a comunicação aconteça de forma aberta e clara com todos da empresa, para que estejam alinhados com a missão, os valores e os objetivos que se deseja atingir, seja em curto ou longo prazo. Ter uma boa comunicação entre todos faz a diferença, seja durante a sua gestão ou entre a passagem para as novas que virão.


3 – Conheça a Empresa

Procure saber e demonstrar que você conhece a Empresa a qual irá participar, pois inspira confiança. Como a mudança de diretoria é frequente, é preciso que haja integração e pertencimento entre os membros e como parte dela, é seu dever mostrar que conhece e compartilha da história, da missão, da visão e dos valores da empresa.


4 – Conheça a equipe

Assim como é importante conhecer a empresa que você irá trabalhar, também é essencial conhecer as pessoas que fazem parte dela. Procure conhecer os membros da empresa e as do seu setor principalmente, suas aptidões. Isso é importante, por exemplo, para que você possa direcionar cada pessoa para a melhor tarefa, considerando suas habilidades.


5 – Redija relatórios

É de suma importância criar relatórios da gestão e suas ações, além de demonstrar as ações executadas em sua gestão, você também irá preparar a Empresa para a novas gestões que vão chegar.


Mudanças em quaisquer circunstâncias nem sempre são fáceis, por isso, as estratégias tragas acima demonstram a importância de se planejar, conhecer e integrar as novas gestões que virão e tornam assim, o caminho dessas trocas de gestões “mais fáceis" de ser administradas, podendo colher os frutos de uma gestão de sucesso.


0 comentário