top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

Novas formas de pagamento por meio digital

Por Maria Fernanda Viana, Assessora de Comercial



Com certeza você já percebeu que as formas de pagamento estão mudando. Os cheques, carnês, boletos e pagamentos através de dinheiro em espécie estão entrando em desuso, e uma nova revolução nas formas de pagar está acontecendo.

No intuito de facilitar e simplificar nossas vidas, a maioria das empresas vem adotando as formas de pagamento digital para realizar as transações comerciais. Essa maneira foi aderida pois permite que os pagamentos sejam feitos 100% de forma online, através de carteiras digitais, aplicativos, smartphones, sem que seja necessária presença em uma agência física, o que tem colaborado muito à população, sobretudo em tempos de pandemia.

Devido à pandemia, as vendas e compras online aumentaram muito, isso é fato! Com isso, o mercado consumidor das empresas que utilizam o E-commerce aumentou para ambas as partes. Essa nova forma de realizar transferências e pagamentos traz diversos benefícios, a começar pela rapidez e praticidade na execução do processo.

Tradicionalmente, para os consumidores, quando falamos em pagamentos logo pensamos em agências bancárias, grandes filas, caixas eletrônicos (muitas vezes com problema no sistema operacional), tudo o que dificulta e atrasa nosso dia a dia. De maneira online é possível que em qualquer lugar, apenas com um smartphone, uma compra ou transferência seja realizada de forma instantânea. Além disso, você ainda poupa o tempo de deslocamento e aumenta sua segurança, já que os dados financeiros são protegidos por criptografia. Nesse modo, as tarifas cobradas pelos bancos também tendem a ser menores, sendo que em alguns casos sequer são cobradas.

Mas e aí, você conhece as principais formas de pagamento digital e como elas funcionam??

Cartão de Crédito: Por meio da internet o comprador ou contratante de serviços coloca os dados de um cartão vinculado a uma empresa bancária e realiza o pagamento de forma automática. Além disso, é possível que ele acumule pontos, benefícios e faça o parcelamento sem comprometer seus gastos mensais.

Carteira digital: O pagamento é feito por meio de checkout na loja online. Atualmente, as mais conhecidas são Google Play, MercadoPago, PicPay e Paypal.

Pix: O Pix é a mais nova forma de pagamento do Banco Central do Brasil. Este meio permite que transações de qualquer valor sejam feitas a qualquer hora em qualquer lugar e sem tarifação. Especialistas garantem que este meio veio para acabar com os pagamentos realizados por boletos e outros meios.

Link de pagamento: O link pode ser criado pelos comerciantes e enviado para os clientes por meio do WhatsApp, e-mail, redes sociais e SMS.

Boleto Bancário: É um dos métodos mais democráticos para os consumidores, mas para as empresas é um dos meios mais burocráticos e tem alto nível de inadimplência.

Débito automático: Este meio serve para programar os pagamentos, ajuda a evitar o esquecimento e tarifas relativas a juros.

É aí que você já conhecia esses modos de pagamento? Já realizou pagamento por algum deles?

1 comentário
bottom of page