Novas formas de pagamento por meio digital

Por Maria Fernanda Viana, Assessora de Comercial



Com certeza você já percebeu que as formas de pagamento estão mudando. Os cheques, carnês, boletos e pagamentos através de dinheiro em espécie estão entrando em desuso, e uma nova revolução nas formas de pagar está acontecendo.

No intuito de facilitar e simplificar nossas vidas, a maioria das empresas vem adotando as formas de pagamento digital para realizar as transações comerciais. Essa maneira foi aderida pois permite que os pagamentos sejam feitos 100% de forma online, através de carteiras digitais, aplicativos, smartphones, sem que seja necessária presença em uma agência física, o que tem colaborado muito à população, sobretudo em tempos de pandemia.

Devido à pandemia, as vendas e compras online aumentaram muito, isso é fato! Com isso, o mercado consumidor das empresas que utilizam o E-commerce aumentou para ambas as partes. Essa nova forma de realizar transferências e pagamentos traz diversos benefícios, a começar pela rapidez e praticidade na execução do processo.

Tradicionalmente, para os consumidores, quando falamos em pagamentos logo pensamos em agências bancárias, grandes filas, caixas eletrônicos (muitas vezes com problema no sistema operacional), tudo o que dificulta e atrasa nosso dia a dia. De maneira online é possível que em qualquer lugar, apenas com um smartphone, uma compra ou transferência seja realizada de forma instantânea. Além disso, você ainda poupa o tempo de deslocamento e aumenta sua segurança, já que os dados financeiros são protegidos por criptografia. Nesse modo, as tarifas cobradas pelos bancos também tendem a ser menores, sendo que em alguns casos sequer são cobradas.

Mas e aí, você conhece as principais formas de pagamento digital e como elas funcionam??

Cartão de Crédito: Por meio da internet o comprador ou contratante de serviços coloca os dados de um cartão vinculado a uma empresa bancária e realiza o pagamento de forma automática. Além disso, é possível que ele acumule pontos, benefícios e faça o parcelamento sem comprometer seus gastos mensais.

Carteira digital: O pagamento é feito por meio de checkout na loja online. Atualmente, as mais conhecidas são Google Play, MercadoPago, PicPay e Paypal.

Pix: O Pix é a mais nova forma de pagamento do Banco Central do Brasil. Este meio permite que transações de qualquer valor sejam feitas a qualquer hora em qualquer lugar e sem tarifação. Especialistas garantem que este meio veio para acabar com os pagamentos realizados por boletos e outros meios.

Link de pagamento: O link pode ser criado pelos comerciantes e enviado para os clientes por meio do WhatsApp, e-mail, redes sociais e SMS.

Boleto Bancário: É um dos métodos mais democráticos para os consumidores, mas para as empresas é um dos meios mais burocráticos e tem alto nível de inadimplência.

Débito automático: Este meio serve para programar os pagamentos, ajuda a evitar o esquecimento e tarifas relativas a juros.

É aí que você já conhecia esses modos de pagamento? Já realizou pagamento por algum deles?

1 comentário