top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

Gestão de tempo e saúde mental: como gerir e organizar a rotina pensando no seu bem estar

Por Daisy Silva e Isadora Souza

No atual contexto pandêmico, a sensação é de que o tempo está passando ainda mais rápido. Todos os dias o sentimento de aceleração e de falta de tempo tem se potencializado. Boa parte de nós se encontra trabalhando e estudando em Home Office e estar num único ambiente por longas horas, preso a uma rotina monótona, traz uma sensação de looping temporal, o que nessa altura do campeonato já é íntima de todos nós.


Nesse sentido, precisamos aprender a gerir nosso tempo de maneira eficaz, não deixando a desejar nem no quesito produtividade nem no quesito saúde mental e bem estar. Cuidar de nós mesmos não é uma tarefa fácil, mas extremamente necessária já que, usando as palavras de Eliane Brum, estamos a todo momento exaustos e correndo e dopados e precisamos mudar isso.


A primeira coisa que precisamos ter em mente para a gestão de tempo saudável é colocar o lazer, o descanso e o momento de relaxar como atividades essenciais. É necessário incluir esses processos de auto cuidado em nossas agendas lotadas, para que se tornem compromissos que precisamos ter com nós mesmos. Dessa maneira, escolha um momento do seu dia para você, exclusivamente você. É recomendado que esse momento aconteça todos os dias! Então seja realista com suas possibilidades de tempo e separe o que puder, mas o ideal é que haja pelo menos 30 minutos ou mais para fazer isso de maneira bem relaxante e tranquila.


E se liga nessa dica extra: é muito importante que essa atividade seja realizada longe do celular, computador ou televisão. Sabemos que dá vontade de assistir aquela série, mas será que não estamos passando tempo demais em frente a uma tela? É claro que essa dica deve ser adequada à realidade de cada um, mas se você tem a possibilidade de fazer algo que te conecte com o tempo presente, com a natureza, com sua família ou com você mesmo, faça!


Aqui vão algumas dicas aleatórias, mas muito necessárias, do que fazer: passe um tempo com seu animal de estimação, eles são fofos e com certeza vão te deixar muito feliz; tire um dia para ver o pôr do sol, é lindo e vai renovar suas energias; faça uma caminhada pelo bairro, andar por aí vai te dar a chance de respirar ar puro; realize uma skin care, afinal, nada melhor do que cuidar da gente; ou não faça nada, fique parado, deitado, apenas refletindo, isso pode ser um ótimo exercício para a mente. Não importa o que você vai fazer, apenas seja criativo (ou nem tanto), só se desligue de tudo por 30 minutos. A cada dia vai ficar mais satisfatório tirar esse tempo pra você, teste essa possibilidade.


Agora que já falamos sobre esse passo mega importante para sua gestão de tempo e saúde mental, te daremos dicas de como organizar melhor sua rotina. Sabemos que sua agenda é bem lotada e que quando você olha aquele tanto de trabalho e compromisso, já bate o desânimo. Porém, existem pequenas soluções que te ajudarão a gerir seus compromissos e manter seu bem estar.


Antes de anotar todas as tarefas mirabolantes do seu dia, pense numa meta para alcançar. Metas atingíveis são essenciais para se organizar. Quando você tem um objetivo, fica mais fácil de pensar nas soluções para concluí-lo. Mas lembre-se, não crie metas impossíveis, comece pensando pequeno e, dessa forma, a chance de sobrecarga ou exaustão é menor.


Com sua meta definida, agora sim é a hora de você fazer aquela lista com seus compromissos. Liste-os do mais urgente ao que pode ser prorrogado. Analise cada item e não se desespere se for muita coisa, pense naqueles que podem ser prorrogados e deixe para outro dia, mas sem procrastinar. A ideia não é deixar tudo para depois, mas sim que você não se sobrecarregue.


A última dica, mas não menos importante, é: faça uma coisa de cada vez. Existem estudos que comprovam que o que mais sobrecarrega nosso cérebro é fazer múltiplas atividades, sem tirar um tempo para focar em uma só. Então, não tente resolver uma tarefa enquanto faz outra. Não pare o que está fazendo para fazer outra atividade, conclua aquela que você iniciou. Assim, ao terminá-la, sua mente ficará mais aliviada e contente, e você terá menos uma coisa para fazer. Ah, e não se esqueça de evitar distrações no meio do caminho, tente não mexer nas redes sociais ou assistir televisão, isso pode atrapalhar seu processo.


Lembre-se, cuidar da sua saúde mental é muito importante, então absorva cada dica que demos aqui com carinho, tente implementar sem pressa na sua rotina e observe atentamente o que funciona e o que não ficou tão legal.



0 comentário
bottom of page