top of page
  • Foto do escritorVerbalize! Jr

A importância do descanso para um ano produtivo


Por Maria Clara Soares


Na sociedade em que vivemos, infelizmente, o descanso e o cuidado para com a saúde mental são julgados como “frescura”, principalmente no meio acadêmico e profissional. Tal atribuição é totalmente errônea, uma vez que repousar e ter um sono satisfatório são atitudes fundamentais para potencializar ainda mais a produtividade e o rendimento físico e mental. Isso porque, a falta de descanso deprecia consideravelmente a qualidade de vida do indivíduo, visto que pode causar irritabilidade, alterações repentinas de humor, danos à capacidade de concentração e até queda na imunidade. Ou seja, negar o repouso que seu corpo necessita, implica desrespeitá-lo imensamente.


Além disso, é possível perceber que essa “demonização” do descanso é devido a diversos fatores, dentre eles, a competitividade no meio trabalhista. Frequentemente o discurso de: “Trabalhe e ganhe dinheiro enquanto eles dormem” é utilizado para hiper valorizar a produtividade e gerar uma competição - não saudável- de rendimento intelectual e físico entre os funcionários. Desse modo, a necessidade de ter uma vida além da profissional, em que se tem momentos de lazer com a família e descanso, por exemplo, é inferiorizada e, às vezes, até negativamente taxada como “preguiça”.


Outro contribuinte para essa má fama do repouso é o capitalismo. Tal fato se deve ao constante desejo de aquisição monetária e materialismo, o qual sujeita o trabalhador à sobrecarga para ascender financeiramente. Dessa maneira, o pensamento do trabalhador de que “tempo é dinheiro” é intrínseco na sociedade, e já que o descanso e o lazer, muitas vezes, não têm sua importância reconhecida, é socialmente aceito que repousar é sinônimo de perda financeira.


Bom, mas se é comprovado cientificamente que o repouso aumenta a concentração, diminui o estresse e ajuda no humor, essa convicção negativa não faz muito sentido, né?!

Então, como fazer para não reproduzir esse comportamento, especialmente neste fim de ano, para já começar 2022 com um bom condicionamento físico e mental?

Com isso, nós, da Verbalize, podemos te ajudar!

Vamos dar algumas dicas:


  • Organize-se! É fundamental saber organizar e otimizar o tempo, para aproveitá-lo com sabedoria.

  • Estabeleça horários para parar de trabalhar. É imprescindível que se tenha uma rotina saudável para exercer suas funções.

  • Não vire noites trabalhando. Pode parecer que você está ganhando tempo, mas na verdade, está perdendo qualidade de vida.

  • Reserve um tempo para aproveitar com a família. É importante frisarmos a necessidade de desenvolver uma vida social para o bem-estar intelectual e físico.

  • Tenha momentos de lazer. Seja vendo filmes, séries, lendo, ou só ficando à toa mesmo! É fundamental tirar um tempo para espairecer a mente e cuidar de si mesmo.

  • Durma o quanto for necessário, não ignore os sinais de cansaço que seu corpo demonstra.

  • Não se cobre ou se sinta mal por não estar trabalhando, o seu corpo e a sua mente precisam do descanso para dar o máximo nos momentos necessários


Lembre-se, para iniciar um ano bem e a todo vapor, é preciso terminar com responsabilidade consigo mesmo e sabedoria. Então, bora seguir as dicas e começar um ano novo renovado(a)!





0 comentário
bottom of page